Olá, WordPress!

Posted onLeave a comment

Nos últimos anos venho alternando entre alguns sistemas de blog. Já usei o WordPress, o Drupal e recentemente vinha usando o Blogger. Meu grande problema é que tinha de manter dois blogs distintos, um em Português e outro em Inglês.

Sei que tanto para o Drupal quanto para o WordPress haviam extensões que possibilitavam o uso em mais de um idioma, no entanto nenhum deles me agradava e acabei optando mesmo pelo uso de duas contas do Blogger. O Blogger não é ruim, não é bom, ele faz o trabalho mas é carente de uma série de recursos.

Na última Latinoware (2008) tive a oportunidade de conhecer e assistir a palestra do Matt Mullenweg sobre o WordPress e as novidades que viriam a ser lançadas na versão 2.7. Fiquei impressionado, o WordPress além de permitir postagens de notícias também permite a publicação de páginas (coisa que no Blogger não é possível) , tem uma interface simples e poderosa e permite todo tipo de customização com suas extensões.

Apesar da grande disponibilidade de extensões para o WordPress, não sou um adepto de instalações com dezenas de extensões e para minha surpresa com apenas três delas consegui resolver todos os meu problemas de publicação:

  • qTranslate – Extensão para gerenciamento de conteúdo em múltiplas línguas.
  • Akismet – Uma extensão para eliminação de “spam” em comentários.
  • Smart Youtube – Permite embutir vídeos do YouTube no WordPress.

Bem, é isso aí! Espero que daqui por diante eu consiga manter uma regularidade maior de publicações.