FLISOL 2009 – Santo André

Posted onLeave a comment

Como já é de costume em anos anteriores, participei do FLISOL de Santo André que esse ano foi promovido pelo SindServ e realizado na Prefeitura de Santo André. Além de uma palestra de abertura, estive também distribuindo mídias de openSUSE 11.1 e instalando programas livres em computadores durante todo o dia.

Nas mesas de instalação estávamos o Alex Paulo Laner e eu e apesar do cansaço que foi instalar programas livres até as 20:30 do sábado ainda assim é muito bom ter contato direto com usuários Linux, meu trabalho como engenheiro na Novell não me proporciona esse contato direto e por vezes me esqueço como são as pessoas que usam os programas que criamos.

Foi ainda divertido ver que recebemos todo o tipo de público e embora a instalação de dezesseis computadores com Linux não pareça muita coisa, tenho certeza que foi maior do que em outros eventos uma vez que na maioria dos eventos é dada uma enfase maior a palestras e apresentações técnicas.

flisol-2009-outras

Embora eu mesmo não possa ter aproveitado, durante o dia tivemos ainda alguns computadores com jogos instalados para mostrar que o Linux também é bom na hora da diversão.

Durante a palestra de abertura o “show” ficou por conta do meu filho, o Pedro Lucas que aos nove anos de idade não só instalou uma distribuição Linux completa (o openSUSE 11.1) como também demonstrou o uso de ferramentas diversas mostrando que o Linux é acessível a todo mundo.

flisol-2009-publico

Acho importante ainda enfatizar o excelente trabalho feito pelo meus amigos Anderson Alves (SindServ – Santo André) e Alexandre Rencka além de toda a equipe da organização que não só deixaram toda a infra-estrutura preparada para o evento como também receberam a todos de forma muito amigável.

Como ponto negativo fica o suporte dado a nós pela prefeitura de Santo André, mesmo depois de encontros seguidos para conseguir acesso à internet ainda assim a resposta do administrador da rede foi de que só seria possível através de uma rede “Windows” alegando que isso seria a única forma “segura”, estranhamente essa segurança se provou tão fraca que pudemos verificar uma falha de segurança que até nos permitiria o acesso, no entanto optamos por não abusar da hospitalidade explorando essa falha e no dia do evento o Alex Paulo compartilhou sua conexão 3G utilizando ferramentas livres que tornam essa tarefa trivial.

Não deixo também de declarar a surpresa que tive quando o Valdemar (um dos integrantes da equipe da manutenção do prédio), nos procurou com seu computador perguntando se podíamos também instalar Linux nele. Curioso, o indaguei à respeito do porquê de querer usar Linux e tive uma resposta que seria digna de um profissional capacitado da área de informática: “Porque o Linux é mais seguro e dizem que roda melhor”.

O Valdemar ainda me surpreendeu mais uma vez quando na instalação de seu computador informou-me que eu poderia apagar todos os dados pois ele já havia feito o “backup” de todos os seu arquivos.